Sobre a Voz Neurodiversa


HISTÓRIA

Creio que buscar a compreensão de tudo que diz respeito ao ser humano é o que me move. Pensar é algo que me dá prazer desde a mais tenra idade. 
Ler, estudar, aprender sobre temas variados me fascina, além de ajudar a entender a mim mesma - ainda que, muitas vezes, eu tenha mais dúvidas do que certezas. Vejo o ser humano como uma obra aberta, com vários tons e melodias, em constante evolução e que precisa dar e receber amor. Por isso, resolvi criar este projeto.

Tudo começou com uma simples página no Facebook que criei no dia 12 de maio de 2014, chamada "Vox amoris et scientiae" ("A voz do amor e do conhecimento" em latim). Depois, no mesmo ano, veio o blog "Super Specialis" ("Além de Especial"), onde passei a disponibilizar conteúdo que considerava importante para o aprendizado diário e para uma consequente boa convivência em sociedade, através de textos, sugestões de leitura, campanhas e divulgação de contatos úteis, como instituições e profissionais especializados. Ao criar a página e o blog, pretendia repassar as informações adquiridas sempre que lia algo sobre autismo, Síndrome de Down, AH/SD (Altas Habilidades/Superdotação) etc. - temas que me atraem e sobre os quais busco esclarecimento por conta própria desde 2005. Inclusive, acredito que todos deveriam ter o mesmo interesse e ler a respeito, independente de estarem relacionados, direta ou indiretamente, com qualquer uma dessas condições. Por isso, desde o início, meu objetivo era atingir todas as pessoas, e não um público específico. Vivemos em sociedade. Nada nos é alheio. 

No dia 8 de março de 2021 - Dia Internacional da Mulher -, entrei para a estatística das mulheres identificadas tardiamente com Transtorno do Espectro Autista - Nível I (antigamente denominado Síndrome de Asperger). Além desta condição, tenho também Altas Habilidades/Superdotação, o que faz com que meu quadro seja identificado como Dupla Excepcionalidade. Desde então, assumi meu lugar de fala e passei a relatar minhas próprias vivências em primeira pessoa. Aproveito para convidar o público a ler minha primeira postagem sobre o assunto: http://vozneurodiversa.blogspot.com/2021/04/a-noticia-da-dupla-excepcionalidade.html

Desde o dia 30 de abril de 2021, o projeto passou a se chamar "Voz Neurodiversa", por ser mais adequado aos seus propósitos e por ser um nome pertinente à questão do lugar de fala - afinal, trata-se da voz de uma mulher neurodiversa que está assumindo sua identidade.

Aos poucos, vou acrescentando informações, atualizando os dados e incluindo outros temas. Também sigo aprendendo e me informando, ininterruptamente.
Quem me apoia desde o início, acreditando em meus sonhos, merece um agradecimento especial: meus pais, Irene Gongora Rodrigues de Toledo e Edson de Toledo. Deles, recebi também algo muito mais valioso: a confiança e o incentivo.





MISSÃO

Através do saber, a Voz Neurodiversa celebra a diversidade e combate o capacitismo presente na imposição da normatividade. O objetivo deste projeto é difundir informações sobre diversidade por meio de postagens voltadas, principalmente, ao público leigo. Os focos principais são questões relacionadas a Autismo e Altas Habilidades/Superdotação, mas o projeto também apoia causas relacionadas a outras condições (intelectual, física, visual, auditiva). É importante ressaltar que a Voz Neurodiversa também respeita e abraça todas as demais expressões da diversidade: racial, cultural, sexual e de gênero. 




Carmem Toledo
Criadora e responsável pelo projeto Voz Neurodiversa
Informações e contato: culturofagicamente.blogspot.com





Autoria

"Voz Neurodiversa" (vozneurodiversa.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.