terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Altas Habilidades/Superdotação

Todos os livros, artigos, teses e dissertações abaixo foram lidos e selecionados por mim.


Carmem Toledo




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


BRANCHER, Vantoir Roberto; FREITAS, Soraia Napoleão (orgs.). Altas Habilidades/Superdotação: Conversas e ensaios acadêmicos. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.


FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Superdotados: Trajetórias de desenvolvimento e realizações. Curitiba: Juruá Editora, 2013.


HAKIM, Claudia. Superdotação e Dupla Excepcionalidade: Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito aplicado ao tema. Curitiba: Juruá Editora, 2016.


PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro; COLLINS, Kristina Henry (orgs.). Autismo, Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Curitiba: Juruá Editora, 2021.


SOLOMON, Andrew. Longe da Árvore: Pais, filhos e a busca da identidade.
 Trad. de Donaldson M. Garschagen, Luiz A. de Araújo e Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.






TESES E DISSERTAÇÕES


PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta. Tese de doutorado. Porto Alegre: FE-PUCRS, 2008.
http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2662/1/000405524-Texto%2BCompleto-0.pdf






ARTIGOS ACADÊMICOS


Características de Altos Habilidosos - Altas habilidades: inclusão ou exclusão? Algumas perguntas e respostas. São Paulo: APAHSD – Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação; Universidade Gama Filho (curso de especialização em altas habilidades).


ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais. Maringá: Psicol. estud. [online]. 2007, vol.12, n.2, pp.371-378.


ATTONI, Tiago; COELHO, Rebeca; MARTINS, Rafaela; LEMOS, Laura; FERNANDES, Laura; FRANCIS, Thamyris; FERNANDES, Sara; FIDELES, Karina. Os aspectos da linguagem de crianças com altas habilidades/superdotação: revisão integrativa da literatura. Campinas: Revista CEFAC, vol. 22, nº 6.
https://www.scielo.br/j/rcefac/a/jRGQNSGnH5VbsyvR8gfyXjy/?format=pdf&lang=pt


DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; GIFFONI, Francinete Alves; ZARDO, Sinara Pollom. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: Altas Habilidades/Superdotação. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.
http://ramec.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1835&Itemid=1


FONSECA, Santuza Mônica de França P. da. Altas Habilidades/Superdotação: Notas para uma reflexão. Natal: UFRN, 2011 (orientação a docentes).
http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=601243&key=0caf2988ae8fd51ff92e01d3ae6db5eb


GAMA, Maria Clara Sodré S. As Teorias de Gardner e de Sternberg na Educação de Superdotados. Santa Maria: UFSM, Revista Educação Especial, v. 27, nº 50, set/dez. 2014.
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/14320


GARDNER, Howard. Reflections on multiple intelligences: Myths and messages. Phi Delta Kappan, 77, 200-209.
https://learnweb.harvard.edu/WIDE/courses/files/Reflections.pdf


HAZIN, Izabel; LAUTERT, Síntria Labres; FALCÃO, Jorge T. R.; GARCIA, Danielle; GOMES, Ediana; BORGES, Mariana. Contribuições do WISC-III para a compreensão do perfil cognitivo de crianças com Altas Habilidades. Porto Alegre: Revista Avaliação Psicológica, v. 8, nº 2, ago. 2009.
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v8n2/v8n2a11.pdf


PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro; STOLTZ, Tania. O Desenvolvimento Afetivo de Alunos Superdotados: Uma Contribuição a partir de Piaget. Marília: UNESP, Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Volume 4, nº 1, jan-jul/2012, pp. 149-166.


RAMOS, Sheila Debastiani; HERNANDEZ, Aline Calvo. Dilemas na educação inclusiva: Problematizações em torno às crianças com Altas Habilidades/Asperger. Revista Educação, Artes e Inclusão: 2019, 15 (1), 195-216.


Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação, ConBraSD, v. 1, nº 1, jan./jun. 2013.
http://www.revistaconbrasd.org/wp/


SILVA, Winnie Gomes da; ROLIM, Rossana Gecília Bezerra; MAZOLI, Wayne de Holanda.
Reflexões sobre o processo neuropsicológico de pessoas com altas habilidades/superdotação. Juiz de Fora: Gerais, Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 9, nº 2, dez. 2016.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202016000200004






OUTROS MATERIAIS


CHAGAS, Jane Farias; PEREIRA, Vera Lúcia Palmeira. Curso: Altas Habilidades/Superdotação: Identificação, avaliação e atendimento educacional. Curitiba: 2009.
http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/arquivos/File/temas.pdf


FERRARI, Juliana Spinelli. Superdotação Intelectual. Brasil Escola.


HAKIM, Claudia. Características emocionais dos superdotados. Almanaque dos Pais, jun/2017.

PÁGINAS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO


ConBraSD (Conselho Brasileiro para Superdotação): 


APAHSD (Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação): 


Voz Neurodiversa, por Carmem Toledo
Página sobre neurodiversidade



Autoria

"Voz Neurodiversa" (vozneurodiversa.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.