terça-feira, 2 de abril de 2024

Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2024


Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, compartilho este breve vídeo em que trago um pouco do que se passa em meu íntimo, de forma poética e verdadeira. Eu, como mulher autista, venho me tornando cada vez mais consciente de tudo que envolve esta realidade tão plural. Com o apoio de pessoas que me amam verdadeiramente, os dias são mais leves e a vida é mais colorida.
Para gravar este vídeo, tive o incentivo e a direção de minha irmã de alma e professora de dança Lady Agatha, que me compreende e me impulsiona não somente nas artes, mas na vida. Gratidão por tudo, minha irmã!
Que esta data seja um lembrete a todos de que é mais que necessário que toda a sociedade se empenhe em buscar informações seguras sobre o autismo e, principalmente, ouvir e respeitar os próprios autistas em todos os níveis de suporte, bem como seus pais ou cuidadores. No espectro autista, temos lugares de fala diversos, que envolvem múltiplas maneiras de ser. Todos devem ser compreendidos e respeitados, levando em consideração as circunstâncias vividas por cada indivíduo.
A quem deseja saber mais sobre o tema, ofereço fontes seguras em meu blog sobre neurodiversidade: http://vozneurodiversa.blogspot.com, onde recomendo leituras, derrubo mitos e também falo um pouco sobre meu diagnóstico.
Hoje aproveito para destacar alguns livros que podem ser encontrados facilmente:

- "Outra Sintonia", de John Donvan e Caren Zucker, dois jornalistas que estudam e convivem com o autismo em suas respectivas famílias e traçaram, de forma cativante, a história do autismo;
- "O Cérebro Autista", de Temple Grandin e Richard Panek, que ressaltam a importância de se considerar cada autista como um indivíduo com anseios e potenciais que devem ser incentivados e trabalhados;
- "Camaleônicos: A vida de adultos autistas", de Selma Sueli Silva, um "livro-reportagem" que traz depoimentos sensíveis e francos de autistas diagnosticados tardiamente;
- "Crianças de Asperger", de Edith Sheffer, uma historiadora que analisa a relação entre diagnósticos psiquiátricos e tendências sociopolíticas, revelando o alinhamento de Hans Asperger com a psiquiatria infantil nazista.

Outras recomendações bibliográficas sobre o tema podem ser encontradas no blog.
O conhecimento é a melhor arma contra o preconceito!

Carmem Dalida 🌹
(Carmem Toledo)
Vídeo:
Texto e interpretação: Carmem Dalida
Direção: Lady Agatha
Música incidental: "Mistério do Planeta" (Novos Baianos)




 

Autoria

"Voz Neurodiversa" (vozneurodiversa.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.