sábado, 18 de junho de 2022

Dia do Orgulho Autista: Representatividade e empoderamento

 Hoje é o Dia do Orgulho Autista: Uma data para o autista falar de amor próprio, representatividade, pertencimento e empoderamento - algo que deve ser reforçado sempre. 

Não posso deixar de destacar a necessidade de uma sociedade mais inclusiva, com participação real dos autistas, que devem estar ativamente na vida pública e política, ocupar espaços e, apesar das adversidades, dizer ao mundo, num ato de resistência, que têm orgulho de quem são (algo difícil para a maioria, dadas as circunstâncias).

A despeito da falta de apoio, dos preconceitos, do acesso precário à educação e à saúde, os autistas brasileiros estão aqui para lembrar que têm consciência de seus direitos e não desistirão de cobrá-los. Queremos vê-los em toda parte, sendo ouvidos e respeitados.

Como autista, tenho orgulho de ser quem sou e desejo ver todos os autistas que conheço igualmente orgulhosos de si, ocupando espaços e evoluindo sempre, cada um do seu jeito e em seu próprio ritmo. 

Sigamos existindo, resistindo e promovendo a conscientização! 


Carmem Toledo 

http://vozneurodiversa.blogspot.com 

http://culturofagicamente.blogspot.com





Autoria

"Voz Neurodiversa" (vozneurodiversa.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.