quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dia do Amigo


Dia 20 de julho, comemora-se o Dia do Amigo. Como forma de homenagear a data, a empresa Mercur promoveu um divertido Amigo Secreto, através de seu projeto estratégico em Educação e Saúde, o Diversidade na Rua!
Finalmente, chegou o tão esperado dia da revelação sobre as pessoas sorteadas! 



Confiram o belo vídeo que a Mercur preparou:





Para minha surpresa, quem me tirou foi Bruna Silveira, do blog Esclerose Múltipla e Eu! Ela pesquisou sobre mim e descobriu meu gosto pelos quadrinhos, sobretudo, pelo personagem Tintim, criado pelo cartunista belga Hergé. "Tintinófila" que sou, não preciso dizer que adorei o presente, não é Bruna? Ah! E também adoro a Mafalda! 

Quanto ao meu Amigo Secreto, sobre o qual postei algumas dicas nos últimos dias, trata-se da advogada alagoana Rita Mendonça, que é especialista e ativista em Direitos Humanos, Políticas Públicas, Movimentos Sociais, Terceiro Setor e Diversidade, atuante nas áreas de inclusão social e acessibilidade. 

Construí seu presente a partir de uma caixa de madeira, alguns lápis de cor rústicos e um belíssimo texto do astrônomo Carl Sagan, um grande cientista que traduziu sabiamente a necessidade de nos preocuparmos mais uns com os outros e de deixarmos de lado nossas vaidades mais mesquinhas. O título do texto é "Pálido Ponto Azul" (Pale Blue Dot), escrito por Sagan quando a sonda Voyager 1 tirou uma foto do planeta Terra a 6,4 bilhões de quilômetros de distância. Tão longe, nosso lar parecia um mero pontinho no espaço... Um pálido ponto azul. Inspirado nessa reflexão, o astrônomo escreveu um livro com este mesmo título, em 1994. 


Descrição da imagem: Uma pequena caixa de madeira em cujo interior há um texto escrito à mão. Ao lado, estão alguns lápis de cor em modelo rústico.


Abri a caixa de madeira e, em seu interior, desenhei um pequeno planeta Terra e, ao seu redor, copiei um trecho das belas e verdadeiras palavras de Sagan, colocando, em seguida, os lápis de cor em seu interior. As cores simbolizam a diversidade do planeta Terra: todos os seres, com todas as suas particularidades. Aqui está o trecho copiado:

"Olhem de novo para o ponto. É ali. É a nossa casa. Somos nós. Nesse ponto, todos aqueles que amamos, que conhecemos, de quem já ouvimos falar, todos os seres humanos que já existiram, vivem ou viveram as suas vidas. Toda a nossa mistura de alegria e sofrimento, todas as inúmeras religiões, ideologias e doutrinas econômicas, todos os caçadores e saqueadores, heróis e covardes, criadores e destruidores de civilizações, reis e camponeses, jovens casais apaixonados, pais e mães, todas as crianças, todos os inventores e exploradores, professores de moral, políticos corruptos, “superastros”, “líderes supremos”, todos os santos e pecadores da história de nossa espécie, ali - num grão de poeira suspenso num raio de sol.(...)Nossas atitudes, nossa pretensa importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no Universo, tudo é posto em dúvida por esse ponto de luz pálida. O nosso planeta é um pontinho solitário na grande escuridão cósmica circundante. (...)Talvez não exista melhor comprovação da loucura das vaidades humanas do que esta distante imagem de nosso mundo minúsculo. Para mim, ela sublinha a responsabilidade de nos relacionarmos mais bondosamente uns com os outros e de preservarmos e amarmos o pálido ponto azul, o único lar que conhecemos." Carl Sagan, "Pálido Ponto Azul".

Aproveitando a revelação do Amigo Secreto, quero deixar aqui o link para um texto de minha autoria que o blog Tintim por Tintim gentilmente publicou, no início deste ano. Seu título é "A Terra a Dez Mil Quilômetros" e faz referência ao personagem Tintim, que tanto amo, e ao texto de Carl Sagan: http://www.tintimportintim.com/2016/02/a-terra-dez-mil-quilometros.html

Foi um prazer ter participado desta brincadeira!

Carmem Toledo
Super Specialis



Autoria

"Voz Neurodiversa" (vozneurodiversa.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.