quinta-feira, 16 de junho de 2016

Super Specialis no Amigo Secreto do Diversidade na Rua!


O projeto Super Specialis foi gentilmente convidado a participar do Amigo Secreto do Diversidade na Rua, um excelente trabalho da empresa Mercur, que visa promover a inclusão social através da acessibilidade e de debates abertos sobre deficiências. Como o evento pretende homenagear o Dia do Amigo (20 de julho), a equipe pediu que os participantes gravassem um vídeo em que definissem, em poucas palavras, a "amizade".


Em primeiro lugar, quero dizer que me senti, realmente, lisonjeada pelo convite e espero que o Super Specialis faça jus à consideração que uma empresa tão séria e tantos outros projetos e instituições têm tido por nosso trabalho. Farei o possível para seguir contribuindo para a difusão de informações que considero indispensáveis para uma boa e respeitosa convivência social. 

Acredito que o conhecimento seja essencial para a prevenção e desconstrução de preconceitos - que são mais variados do que se imagina. Com a eliminação desses prejuízos, a intolerância perderia espaço e, assim, abririam-se as portas para o amor e sua irmã gêmea, a amizade. E eis que chegamos ao tema da brincadeira do Diversidade na Rua!

Todos nós sabemos o quanto pessoas consideradas "diferentes" encontram dificuldades em fazer amigos verdadeiros. Se alguém nunca se deparou com essa situação, basta perguntar aos pais de uma criança ou adolescente considerada "especial" - e aqui se incluem indivíduos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, e também com altas habilidades/superdotação. Todos eles são pessoas com necessidades especiais protegidas por leis.

Penso que o problema esteja em salientarmos, negativamente, características que deveriam estimular nossa união. Isso acaba por produzir compreensões erradas sobre as mais variadas condições, criando rótulos prejudiciais a todos. A diversidade nos oferece inúmeras oportunidades de aprendizado, envolvendo tolerância, respeito, compreensão, paciência e, principalmente, uma maior profundidade em nossas relações, que têm se tornado cada vez mais rasas. 

É preciso explorar o interior do outro, descobrir a sua essência, que é sua verdadeira individualidade. Fazendo isso, aprenderemos a enxergar, em primeiro lugar, um ser humano, com suas opiniões, dores, sonhos e toda uma história que lhe é única. Somente assim, poderemos dizer que, de fato, conhecemos aquela pessoa. E então, quem sabe, poderemos chamá-lo de "amigo".

Carmem Toledo
http://facebook.com/culturofagia


Super Specialis
Sobre o projeto: http://superspecialis.blogspot.com.br/p/sobre.html




Autoria

"Voz Neurodiversa" (vozneurodiversa.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.